Vida Universitária - Ciências Biológicas

Gente, primeiro eu queria saber de vocês: Se estão achando esse quadro muito repetitivo ou não estão gostando de algo aqui no blog, se querem dar alguma sugestão ou algo do tipo. Sempre fui aberta a críticas que pudessem me ajudar a melhorar. Então quem quiser dar alguma opinião, por favor não hesite!

Voltando ao post: Me pediram  para que eu falasse sobre o meu curso, porém quem me conhece sabe que meu sonho é cursar enfermagem, logo eu não seria a pessoa ideal pra falar, acho que ficaria sem sentido eu mesma me entrevistando e o fato de estar no 2º período agora não ia ajudar muito vocês, ou seja eu não saberia falar nada do curso já que período passado só vi Geologia (a que eu mais odiava), Citologia, Química Geral, Antropologia, Prática de Ensino I e História da Biologia, nada muito específico né? Então parando de blá blá blá e vamos a entrevista!


Nome: Eva Nelly Costa
Idade: 21 anos
Curso, período e faculdade: 6º Período de Ciências Biológicas, UPE - Garanhuns.



Por que você escolheu Biologia?
Desde criança, sempre me interessei pela área de ciências, o tempo foi passando e escolhi ser Fisioterapeuta, porém o sonho teve que ser adiado, sendo assim, optei por Biologia e confesso que me apaixonei pelo curso. Não é uma profissão que quero seguir e quem me conhece tá cansado de saber disso, mas é fascinante aprender sobre as formas de vida, abrir os olhos para pesquisas científicas, além de fazer muitas descobertas interessantes sobre o funcionamento e origem de tudo que é vivo.

Como é a sua rotina? (estudos, estágios)
Não sou muito organizada e nem estudiosa, confesso que deixo tudo pra ultima hora e me pego sempre virando noites (vésperas de prova) acompanhada da internet, livros e uma dose de café ou energético. Os estágios são uma parte fundamental para nos tornarmos bons profissionais, existem também os projetos de pesquisa que nos dão uma experiência muito importante.


O que mais gosta e menos gosta no seu curso?
Ao contrario do que alguns pensam, o curso não é apenas chegar e se  trancar num laboratório, ou começar a lidar com animais ou plantas, mergulhar, entre outras coisas que vemos os biólogos fazendo na TV, ao contrario desta ideia, o curso é tão amplo que um Biólogo (bacharel), pode ser até perito criminal, muitas pessoas desistem ao longo do curso e a maioria é por perceber que não era aquilo que pensava que fosse. Eu mesma me surpreendi quando entrei. Infelizmente existem algumas matérias que não gosto e até acho chatas, pois estão relacionadas a parte de licenciatura do curso que são Práticas de Ensino, Didática, etc... Mas o curso tem muitos momentos gratificantes e até divertidos, um exemplo deles é quando nos envolvemos em algum projeto que nos faz entrar um pouco na parte pratica.

Uma dica pra quem pretende cursar Biologia?
Se for cursar biologia, faça por amor e estude muito, porque algumas coisas realmente vão te deixar confuso. Seja curioso, ame  e respeite tudo aquilo que é vivo. A biologia é uma ciência que está presente em muitas outras áreas, é a “mãe” (pra não dizer base) de várias ciências. É tão amplo que você se perde em meio a tantas áreas, mas não desanime, como eu falei antes, o curso é apaixonante, você aprende a dar importância de uma simples bactéria ou plantinha a todo o ambiente onde se encontram. Enfim, é realmente fascinante.
  


Minha vez: Embora meu sonho seja enfermagem, também me identifico muito com isso de descobrir como funciona cada coisa de tudo aquilo que é vivo, é fascinante ter aulas no laboratório de biologia - mesmo não tendo a mesma estrutura que merece, entre outras coisas típicas de universidade pública - e ver por exemplo as estruturas de uma célula vegetal que nós passamos a vida vendo nos livros o desenho. Sempre me identifiquei com biologia no ensino médio, e eu penso sim em terminar meu curso, e quero experimentar sim a sensação de dar aula, mas definitivamente não quero seguir isso, são 4 anos que irão me ajudar muito na hora que eu for cursar enfermagem, que já vou poder eliminar cerca de 10 cadeiras, sem contar a bagagem forte que eu vou adquirir. 

Bom pessoal é isso, desculpem o exagero do post. O que acharam? Alguém sente vontade de fazer ciências biológicas? Me conte e deixem suas opiniões, é muito importante pra mim! Beijos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escova Rotativa Philco

Bruna Vieira antes da Fama

Resultados - Monovin A